10 anos após um transplante capilar, o que acontece ao cabelo?
Dez anos após um transplante capilar, o cabelo tende a manter-se saudável e natural, proporcionando resultados duradouros e satisfatórios.
Com a idade, o cabelo envelhece, perde densidade e espessura mesmo quando se continua a ter um cabelo cheio. Portanto, dez anos depois, o seu cabelo mudou e é provável que haja uma perda e diminuição da espessura do cabelo, relacionadas com a idade.
O cabelo implantado num transplante capilar não cai?
O transplante capilar consiste na transferência de unidades foliculares da uma zona doadora para a parte superior ou frontal da cabeça. Essas unidades são transferidas para uma zona onde não há informação genética com predisposição para a queda de cabelo e não são afetadas, negativamente, pelas hormonas, logo, os fios crescem e não voltam a cair.
Os cabelos transplantados vão comportar-se como os outros e seguir os três ciclos de vida normais, isto quer dizer que, caem apenas depois da fase telógena e regressam à fase anágena, em vez de cair de forma definitiva para quem sofre de alopecia. Ou seja, os cabelos transplantados seguirão o mesmo ciclo natural dos outros fios e irão sempre crescer.
É importante frisar, novamente, que o resultado de um transplante será sempre diferente ao fim de 10 anos, fruto do seu envelhecimento. É natural que o cabelo perca densidade e volume e que mude.
Pode haver a necessidade de fazer um novo transplante para cobrir zonas afetadas pela progressão da alopecia androgenética ou se pretender maior densidade capilar.
Conheça as fases e ciclo do crescimento do cabelo:
Ciclo de Crescimento do Cabelo
O cabelo passa por três fases principais em seu ciclo de crescimento:
Fase Anágena (Crescimento):
Dura de 2 a 7 anos.
Durante essa fase, o cabelo cresce ativamente a uma taxa de aproximadamente 1 cm por mês.
Cerca de 85-90% dos fios de cabelo estão na fase anágena a qualquer momento.
Fase Catágena (Transição):
Dura cerca de 2 a 3 semanas.
É uma fase de regressão, onde o crescimento do cabelo pára e o folículo se encolhe.
Apenas cerca de 1-2% dos fios estão nessa fase.
Fase Telógena (Repouso):
Dura cerca de 2 a 4 meses.
O cabelo não cresce, mas permanece no folículo até ser empurrado por um novo fio em crescimento na fase anágena.
Cerca de 10-15% dos fios de cabelo estão na fase telógena.
Os pelos crescem em função do crescimento das células da matriz, e da contínua conversão das células em queratina. A velocidade do crescimento varia conforme a região, o sexo e a idade. O tempo de crescimento é aproximadamente de 1 a 2,0 cm, por mês e de 15 a 20 cm, por ano.
Há cuidados que pode ter para manter um cabelo saudável e otimizar os resultados do transplante capilar, a longo prazo:
- Utilizar produtos capilares de qualidade, adequados ao tipo de cabelo (caspa, cabelos secos, oleosos…).
- Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para manter o cabelo saudável: ferro, zinco, vitamina D, sem esquecer a ingestão adequada de água.
- Evitar o uso de produtos químicos.
- Fazer tratamentos capilares complementares para fortalecer o cabelo, como a mesoterapia capilar, o laser de Baixa frequência ou PRP (plasma rico em plaquetas).